Translate

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017




Nada como ter aula... Amo ter aulas! E acredita que bem no primeiro encontro do nosso atelier (da Daniela Galanti) ela passou justamente um exercício de mistura de cores com aquarela! Bem depois daquela minha tentativa meio frustrada, era tudo o que eu precisava!

Fizemos o primeiro exercício deste livro, que eu não tenho, mas que parece excelente.

Anne Elsworth, Editora Evergreen  (2007)
O exercício consistiu em fazermos a mistura de cinco cores (três azuis e dois verdes) com outras sete cores (entre amarelos, vermelhos e magenta). Para cada mistura de duas cores, encontramos três tons, com misturas nas proporções 25/75 (% de cada cor), 50/50 e 75/25, com diluições desses três tons encontrados. Falando assim, parece complicado. Confesso que se eu tivesse apenas lido o livro, ficaria com várias dúvidas. Então, deixo para vocês o primeiro vídeo do blog! Não é um tutorial, só estou mostrando como eu fiz. Aposto que daqui um tempo eu vou olhar e pensar "nossa, como tive coragem de publicar isso?!", mas por enquanto é o que eu sei fazer, e estou feliz da vida!


Aqui, a tabela completa. Imagino que se eu fizer tudo de novo, as cores não serão nunca exatamente as mesmas, mas isso não tem importância. A tabela fica como uma referência para misturas de cores e, principalmente, um exercício super bacana de cores e de diluição.

Paleta de 7x5, com seis cores por mistura
Como você pode imaginar, fiz um montão de cores nesse exercício. Na maioria das vezes eu apenas limpava a paleta com um papel toalha úmido. Depois resolvi usar as cores, claro... Por que não antes? Não tinha pensado nisso antes...

Eu não sabia o que pintar, e pra ser bem sincera estava muito ansiosa para terminar a tabela de cores. Então, usei uns cartões de papel aquarela cortados no tamanho A6 e dei umas pinceladas, para testar as cores. Mais para a frente eu posso usá-los como base para desenhos em grafite ou lápis de cor ou colagens. Depois eu mostro!

Testando as cores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas impressões e seus comentários são muito importantes para mim!